Pular para o conteúdo principal

Grupo Taquitá se apresenta nos SESI Botucatu e Ourinhos no próximo final de semana!

Na próxima sexta-feira e sábado, dias 22 e 23, o Grupo Taquitá apresentará o show Brincando Música, nos SESI Botucatu e Ourinhos.

Formado pelo casal Jéssica Ini (cantora, arte educadora, psicóloga e mãe) e Zé Junqueira (músico, educador musical e pai), o Taquitá baseia seu processo de criação na liberdade e dinamismo que caracteriza tão bem seu público interlocutor, as crianças! Inspirados pelas simplicidades da vida, os artistas criam um maravilhoso mundo utópico através de suas músicas, brincadeiras, aulas, oficinas e shows. Tendo como base um repertório de músicas autorais - fruto das pesquisas e vivências de seus integrantes - o Taquitá vem colecionando artes e histórias para o espetáculo Brincando Música. Em cena, as músicas vão brotando de prosas sobre o cotidiano e se mesclam a elas costurando um roteiro que toca em temas como a imaginação das crianças e a relação delas com a família e a natureza, de modo que o público presente é imediatamente fisgado pelo embalo musical e pela delicadeza e comicidade dos músicos brincantes. Ditos, piadas, pegadinhas, músicas, histórias... os atores cantam, interagem com o público, brincam entre si e interpretam microcenas costurando o repertório musical.

Foto de Luan Rampazzo

Taquitá Brincando Música é um espetáculo com percussão corporal, canto, poesia, brincadeiras e jogos musicais, que aborda temas como paternidade, maternidade, as simplicidades da vida, as dificuldades da vida, o dia a dia em família, o universo dos bebês e crianças, as relações sociais nesse contexto, os desejos utópicos de esperança e alegria. Onde está a simplicidade? Estaria ela no gesto, na roupa, numa obra, história de vida? É verdade que no princípio vemos a vida de forma simples, mas perdemos essa capacidade com o passar do tempo? Este espetáculo trata, entre outras subjetividades existenciais, da importância e impacto da simplicidade na relação obra/espectador e da sua capacidade de aproximar as pessoas, que doam a matéria prima dessa obra que consomem, que é justamente a sua própria cultura.

De Presidente Prudente/SP, o grupo oferece conteúdo em música e arte educação para crianças e famílias, por meio da realização de shows, oficinas, conteúdos para internet, aula-espetáculo para bebês e aulas de musicalização e de bateria para crianças.

Para realizar essas apresentações, o Taquitá conta com a parceria da Quintal Produções Culturais. Se quiser saber mais sobre o Taquitá, acesse o site grupotaquita.com.

E para conhecer também o trabalho de outros artistas siga @quintalprodutoracultural no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elaborando projetos para ProAC editais - 1º passo

 Oi, pessoal. Tudo bem? Eu disse há alguns dias que vou começar a fazer postagens sobre produção cultural. Então, aqui vai uma delas. Aproveitando que estão abertas as inscrições para os editais ProAC*, vamos falar um pouco sobre isso?  Se você ainda não começou a elaborar o seu projeto ou está confusa sobre como fazê-lo, corre, porque as inscrições se encerram em junho, então, você tem mais ou menos quatro semanas para isso.  Por onde começar? Deixe os editais de lado, por enquanto. A primeira coisa a fazer é identificar o momento em que se encontra o seu grupo. Reúna-se com sua equipe e conversem sobre os seus maiores talentos e habilidades, sobre aquilo que vocês já têm de mais potente. E também sobre o que faz falta, o que precisa melhorar. Nessa conversa, tentem identificar qual é o seu público: faixa etária, condições socioeconômicas e localização. Reflitam se o seu trabalho tem uma função social, ou seja, se de alguma forma ele contribui com a sua comunidade. E pen...

Fui selecionada(o) no ProAC. E agora, o que eu faço?

Foi publicada a Ata da Comissão de Seleção de Projetos do ProAC Editais e eu fui selecionada(o)!!! E agora, o que eu faço??? Bom, primeiro COMEMORA!!! Depois veja no edital o cronograma de prazos. Nos editais deste ano, por exemplo, depois da publicação da Ata com os projetos selecionados, a documentação é que será analisada. Entre recursos e saneamento de falhas, o resultado final sai pouco mais de um mês depois disso. A contratação acontece em 5 (cinco) dias úteis depois da publicação do resultado final, e o pagamento pode acontecer dentro de 60 (sessenta) dias corridos - ou seja, entre o final de novembro de 2021 e o final de janeiro de 2022.  Então, fique de olho no D.O.E para ver se será o caso de sanear falhas na documentação e acompanhar a publicação do resultado final. Uma outra coisa importante que você pode fazer para usar bem esse tempo é ir preparando a documentação para o contrato, cuja relação está nos Parâmetros Gerais, disponível para ser baixado no link de acesso a...

Grupo Percuss!onismo realiza seis concertos solidários em municípios do oeste paulista

 Uma orquestra percussiva com forte impacto social e artístico, o Grupo Percuss!onismo foi criado há 12 anos visando estimular a prática da música instrumental entre jovens, e apresenta concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, além de concertos didáticos, em que músicos e regente interagem com o  público, disseminando o conhecimento e a cultura musical. Em parceria com a Quintal Produções Culturais, o grupo realizará seis apresentações do espetáculo “Barroco e Contemporâneo” em municípios da região de Presidente Prudente, em maio e junho. Cinco desses concertos fazem parte de uma proposta contemplada via edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Lei Aldir Blanc: Caiabu (5/5), Presidente Bernardes (6/5), Álvares Machado (13/5), Rancharia (9/6) e Regente Feijó (23/6). Durante os eventos, serão distribuídas diversas unidades do DVD/CD do Percuss!onismo, gravado este ano em show realizado no...