Pular para o conteúdo principal

Perico põe o pé na estrada e dá início a projeto selecionado por edital do Estado

 Atenção, Pirapozinho, prepara as gargalhadas porque O Perico está a caminho! 

Na próxima sexta-feira, 18/3, no Centro Cultural Rosa Vantini, a Cia Perico tem o orgulho de apresentar o espetáculo teatral O Perico, que começa às 20h, é gratuito e livre para todos os públicos. Em uma incrível saga, Perico demonstrará as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde a extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. Perico possui toda a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço? 

Partindo do universo mágico dos bombeiros e da palhaçaria, a proposta do espetáculo é tocar o imaginário do público; de quem, muitas vezes, já sonhou com a profissão de bombeiro. O palhaço bombeiro é um herói atrapalhado, travesso e principalmente humano. E é essa qualidade que faz com que ele não meça esforços no momento de salvar um gato preso em uma árvore, ou o planeta Terra de invasores alienígenas. O Perico é um espetáculo solo, corajoso como um bombeiro e ousado como um palhaço. 

Em Pirapozinho, além dessa apresentação, a Cia Perico também realizará uma oficina de palhaçaria na EE Profª Maria José Barbosa Castro Toledo, com apoio do poder público local. Essas ações culturais, realizadas com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, fazem parte de um projeto selecionado via edital, que prevê mais nove apresentações e mais nove oficinas em municípios da região, ainda neste ano. Realizado pela Ponto Dois Produções, o projeto conta com a parceria da Quintal Produtora Cultural. 

A Cia Perico foi criada em 2013 e trabalha em conjunto com Cia Aliteatro e Cia de Teatro Vermelho, tendo em seu repertório quatro espetáculos, "Amoré", “Os Outros Reservas’’, “O Poderoso Palhaço’’ e "O Perico". Em seu percurso conta com diversos prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator e ator coadjuvante, bem como participação em festivais nacionais e internacionais.

Primeiro espetáculo solo do ator prudentino Robertt Moretto, O Perico foi produzido durante dez meses de paralisação devido à pandemia de Covid-19 e surgiu depois de uma tragédia vivenciada pelo ator, em 2019. Robertt explica que durante o isolamento social veio a ideia de aproveitar o tempo e criar um espetáculo solo, já que não estava em contato com os outros atores da Cia Aliteatro, da qual faz parte. “Sem dúvida o maior desafio da minha carreira”, diz o ator. A ideia para a dramaturgia surgiu dos universos, por vezes mágicos, do Corpo de Bombeiros e da Palhaçaria. Robertt explana que o espetáculo teve sua centelha acesa após uma vivência no FLIV 2019 – Festival Literário de Votuporanga, em que, durante uma das apresentações da Cia Aliteatro, houve uma tempestade que causou o desabamento parcial do galpão onde acontecia a apresentação. Diante da tormenta, a experiência de Robertt como bombeiro - sua outra profissão - garantiu a segurança das 560 crianças, professores e  funcionários que estavam lá presentes.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Cia Perico, acesse o site https://operico.com.br/ ou acompanhe o instagram @o_perico_. A agenda desse projeto também ficará disponível no blog da Quintal https://quintalproducoesculturais.blogspot.com/.



Serviço:

O que: O Perico

Onde: Centro Cultural Rosa Vantini, Pirapozinho/SP

Quando:  18/03, Sexta-feira, às 20h

Quanto: Gratuito

Os protocolos sanitários devem ser respeitados, sendo obrigatório o uso de máscara e recomendado o distanciamento físico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elaborando projetos para ProAC editais - 1º passo

 Oi, pessoal. Tudo bem? Eu disse há alguns dias que vou começar a fazer postagens sobre produção cultural. Então, aqui vai uma delas. Aproveitando que estão abertas as inscrições para os editais ProAC*, vamos falar um pouco sobre isso?  Se você ainda não começou a elaborar o seu projeto ou está confusa sobre como fazê-lo, corre, porque as inscrições se encerram em junho, então, você tem mais ou menos quatro semanas para isso.  Por onde começar? Deixe os editais de lado, por enquanto. A primeira coisa a fazer é identificar o momento em que se encontra o seu grupo. Reúna-se com sua equipe e conversem sobre os seus maiores talentos e habilidades, sobre aquilo que vocês já têm de mais potente. E também sobre o que faz falta, o que precisa melhorar. Nessa conversa, tentem identificar qual é o seu público: faixa etária, condições socioeconômicas e localização. Reflitam se o seu trabalho tem uma função social, ou seja, se de alguma forma ele contribui com a sua comunidade. E pen...

Viva! Projetos Selecionados

Já saiu a ata de seleção do ProAC* 42/2022 - Pontal 2030 e com muita alegria comemoramos a seleção dos projetos dos grupos Taquitá e Percuss!onismo , ambos de Presidente Prudente/SP. No projeto do Grupo Taquitá está prevista a temporada de 7 (sete) apresentações presenciais gratuitas do show Brincando Música , em: Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Rosana, Pirapozinho, Caiabu e Teodoro Sampaio. Além disso, a apresentação em Prudente será seguida de uma roda de conversa com o público e ambas (apresentação e roda de conversa) serão gravadas e transmitidas pela internet, acompanhadas por intérprete de libras. Em Prudente acontecerá também 1 (uma) aula espetáculo Brincando Música com Bebês . Já o projeto do Grupo Percuss!onismo pretende circular com o espetáculo inédito Grandes Musicais  por 5 (cinco) municípios do Pontal do Paranapanema: Anhumas, Presidente Prudente, Regente Feijó, Santo Anastácio e Taciba. Além disso, realizará 1 (um) masterclass em uma escola no Parque dos P...

Elaborando projetos para ProAC editais - parte 2

Se você acompanhou a postagem anterior, então já deve estar começando a esboçar o seu projeto.  O ProAC ( https://www.proac.sp.gov.br/proac-editais-editais-e-resultados/ ) tem dividido os editais em três partes: parâmetros específicos, parâmetros gerais e anexos. É recomendável que você faça a leitura de tudo. Porém, para inscrição você vai precisar das informações que estão nos parâmetros específicos. Atente-se ao prazo   de inscrição e confira os pré-requisitos para ser proponente . A maioria dos editais traz a possibilidade de inscrições por proponente pessoa física ou jurídica. Em geral, as informações sobre proponente encontram-se no item III (definições) e no IV (da participação) dos parâmetros específicos. Ambos, tanto a pessoa física como a jurídica, devem comprovar sede ou domicílio no Estado de São Paulo há pelo menos 2 (dois) anos, por meio de um comprovante de endereço. O item VI (documentos necessários para inscrição), em 6.2 (documentação do proponente) traz a re...