Pular para o conteúdo principal

Elaborando projetos para ProAC editais - 1º passo

 Oi, pessoal. Tudo bem?

Eu disse há alguns dias que vou começar a fazer postagens sobre produção cultural. Então, aqui vai uma delas. Aproveitando que estão abertas as inscrições para os editais ProAC*, vamos falar um pouco sobre isso? 

Se você ainda não começou a elaborar o seu projeto ou está confusa sobre como fazê-lo, corre, porque as inscrições se encerram em junho, então, você tem mais ou menos quatro semanas para isso. 

Por onde começar? Deixe os editais de lado, por enquanto. A primeira coisa a fazer é identificar o momento em que se encontra o seu grupo. Reúna-se com sua equipe e conversem sobre os seus maiores talentos e habilidades, sobre aquilo que vocês já têm de mais potente. E também sobre o que faz falta, o que precisa melhorar. Nessa conversa, tentem identificar qual é o seu público: faixa etária, condições socioeconômicas e localização. Reflitam se o seu trabalho tem uma função social, ou seja, se de alguma forma ele contribui com a sua comunidade. E pensem também nos lugares onde vocês se apresentam, expõem ou exibem. 

Em seguida, sabendo das percepções que cada um tem sobre o próprio trabalho e o momento atual do grupo, vocês podem fazer uma espécie de chuva de ideias. Esse é o momento de sonhar alto, de pensar em tudo aquilo que vocês desejam de fazer. E lembrem-se de ir anotando todas essas informações. 

Com isso em mãos, vocês vão começar a aterrar, ou seja, a colocar os pés no chão e identificar, entre as ideias que tiveram, quais são aquelas mais viáveis para este momento. Mas tenha em mente que se o seu projeto for selecionado, será realizado somente no ano que vem. Portanto, é necessário tentar prever a disponibilidade de cada um. Agora sim vocês podem dar uma olhada nos editais: quais deles são da sua área de atuação, qual é a verba disponível e também quais são as exigências para ser proponente. Sobre esse último item, se você não tiver um CNPJ exercendo atividade na área cultural do edital escolhido há pelo menos dois anos, então, saiba que você poderá participar somente de editais cuja proponente seja a Pessoa Física (CPF).

Eu sugiro que façam tudo isso até o final desta semana, no máximo. Assim, na próxima semana, poderão começar a elaborar um projeto específico para o edital escolhido. Escrever projetos não é difícil, mas é trabalhoso, requer tempo e dedicação. Então, se você não tem uma equipe ampla com experiência em elaboração de projetos, não se arrisque querendo inscrever-se no máximo de editais possíveis, use o seu tempo para dedicar-se somente ao edital mais adequado para o seu projeto.

Por enquanto, é isso. Até a próxima!

*ProAC é o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Todos os anos a Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança diversos editais para selecionar projetos que receberão apoio financeiro. (link: https://www.proac.sp.gov.br/proac-editais-editais-e-resultados/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícia boa!

Hoje eu tenho duas boas notícias a dar.  A primeira é que, desde o dia 14/4, o ProAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo já abriu inscrições em 46 editais (até a data de hoje! Será que vem mais?). Os prazos de encerramento vão do início ao meio de junho. Teatro, circo, música, dança, literatura, audiovisual, há editais para corpos artísticos em favelas e periferias, ou em diferentes regiões do interior paulista; para culturas: LGBTQIA+; negra, urbana e hip-hop; popular, caiçara, indígena e quilombola. Há ainda editais para museus e acervos, para produção de festivais ou outros eventos culturais e nos formatos presencial, híbrido ou online. Então, se você pretende enviar o seu projeto para o ProAC neste ano, apressa o passo porque são pouco mais de 30 dias para fazer isso. A segunda boa notícia é que foi selecionado o meu projeto, inscrito no ProAC Direto no ano passado, para fazer a videoaula "Desmistificando a Produção Cultural: tire a ideia da cabeça e ponha no pa...

SESIs Jundiaí e Sorocaba recebem show musical do Grupo Taquitá

“Andar, cantar, esquecer o que tinha feito e começar tudo de novo”, quem nunca esteve com a cabeça nas nuvens? No espetáculo musical Brincando Música o Grupo Taquitá convida o público a vivenciar as futuras memórias de uma verdadeira ode à simplicidade. O show, que acontece no próximo final de semana, sexta (8/4) e sábado (9/4), nas unidades SESI de Jundiaí e Sorocaba, é gratuito e uma ótima oportunidade para crianças e famílias se divertirem e se conectarem, usufruindo de conteúdo artístico com qualidade.  Formado por Jéssica Ini (cordas, percussão e voz) e Zé Junqueira (cordas, percussão, pífano e voz), o Grupo Taquitá se inspira na liberdade e dinamismo que caracteriza tão bem o seu público interlocutor: as crianças! Amantes das simplicidades da vida, os artistas criam um maravilhoso mundo utópico através de suas músicas e brincadeiras. Em cena, as músicas vão brotando de prosas sobre o cotidiano e se mesclam a elas costurando um roteiro que toca em temas como a imaginação das...